sexta-feira, novembro 16, 2007

bússula [ou: olha que giro! o país não acaba no cacém]

na segunda-feira passada (e só porque o assunto me parece urgente apresso-me já a denunciá-lo) o senhor da antena 1 que diz como está o trânsito falou das habituais demoras: segunda circular, eixo norte-sul, a5, ic19, recta dos comandos. o senhor do trânsito da antena 1, que eu imagino confortavelmente instalado num estúdio de lisboa - apesar de, fenómeno curioso este, os senhores do trânsito nos fornecerem as informações sobre o mesmo tão depressa como se os interessados tivessem outra coisa qualquer para fazer, o que não se percebe. uma vez que há "filas" e "demoras" e o trânsito "se processa com lentidão" e "dificuldades", como é óbvio, não há razão que justifique a leitura tão apressada; mas sobre este fenómeno debruçar-me-ei (com cautela, não vá cair) com a profundidade* que merece em tempo apropriado - por ora dizia que o senhor do trânsito da antena 1, que eu continuo a imaginar confortavelmente instalado num estúdio de lisboa, terminou a intervenção passando para a situação no sul do país, nomeadamente com um acidente entre um pesado e dois ligeiros em arronches.

[não ouvi tudo o que o senhor disse - ou na íntegra, como sói dizer-se na rádio - mas deduzo que tenha ainda acrescentado a situação do tráfego a norte, nomeadamente nos principais acessos ao funchal.]




* após uma genial piada quanto à possibilidade de cair aquando do debruçamento sobre o tema, numa alusão ao duplo sentido que o termo debruçar encerra, remeto para a palavra profundidade, envolvendo o raciocínio supraprosado numa consistência teórica absolutamente extraordinária. ou então foi coincidência e se calhar precipitei-me**.

** mas sempre em grande profundidade, claro.

5 Comments:

nuno said...

pq caralho sublinhaste sói?

João Gaspar said...

olha, vai-se a ver e é um link.

nuno said...

mantenho a pergunta. e acrescento,

se os xutos fizessem uma música em q usassem esta palavra, o sublinhar deixaria de ser necessário? ou deturpar-se-ia a letra e cantar-se-ia qq coisa como "para lá ir mais a miúda"?

João Gaspar said...

mantendo-se a pergunta, a resposta é: fiz o link, e consequentemente ficou sublinhado, porque fui ao ciberduvidas ver se levava acento. esta dúvida parecia-me de extrema importância para o desenvolver do meu raciocínio e decidi linkar porque me pareceu suficientemente parvo ter um link para o esclareciemento de uma dúvida que eu é que tinha e já estava tirada.



se os xutos fizessem uma música com "sói", seria para entrarem no mercado espanhol, com o exito:
"no sói el único."

nuno said...

ui, qu'éssa foi dura! tu quando giras sóis ficar tonto. e agora fui eu que fiquei com a dúvida...