segunda-feira, outubro 23, 2006

topo sul #2

não sou muito velho, longe disso. posso estar um pouco acabado, admito. ou posso até nem sequer ter começado, é mais provável. não obstante, lembro-me de há uns anos largos ser um prazer ver o resumo da bola no domingo desportivo.
ainda a liga não tinha nome. nem a outra tinha honra. era a primeira divisão. e a segunda. não havia internets, nem têvês pagas, nem sequer as privadas. só manos oliveiras e um jogo televisionado por jornada.
e era um prazer esperar que fosse domingo à noite para ver como tinham sido realmente os golos que imaginara ao ouvir o relato durante a tarde.

e é com este travo de melancolia que fui hoje obrigado a ver a superliga na tvi.
(a única razão que me levou a sujeitar a isso: queria ver os golos do real madrid e os gajos no fim ligam à sport tv para o melhor do futebol internacional!).

um gajo leva com o resumo alargado do sporting-porto. um jogo que bem espremido dava para aí dois minutos de televisão, já a contar com a repetição do passe do ricardo para o golo do quaresma.
depois com o resumo alargado do benfica-estrela. em que nem três horas chegavam para perceber a expulsão do micoli*. até aqui, tudo bem.
a questão é que os resumos dos dois jogos têm intervalo como se do directo se tratasse. como se isso não bastasse, a comentar o resumo do jogo temos o senhor joão querido manha. o que se entende perfeitamente, uma vez que percebe tanto daquilo como eu de pintura medieval e isso é condição essencial para ser comentador do resumo da jornada. depois, surge-nos o senhor jorge "azia" coroado a esclarecer todos os lances faltosos e sanções disciplinares reais e imaginários. e como cereja no topo deste bolo, a tvi brinda-nos com o convidado especial de hoje manuel "marquei 4 golos no 7-1" fernandes, cuja eloquência é comparável à de um elefante morto e faz estremecer os pilares da intelegibilidade humana.

duas horas (uma delas preenchida por compromissos comerciais) depois, lá chegamos ao resumo do resto da jornada.
repetições dos golos da briosa, nem vê-las!
resumo da liga de honra, tá quieto!
e com a mesma rapidez, ligação à sportv e golo do raul! e valeu a pena esperar!


*ah, pois é! a próxima jornada, já me esquecia.



e o que é fica destas quase três horas - record! - a ver a tvi?
uma dúvida: a maria laurinda morreu?!

6 Comments:

Anónimo said...

Quem?

Anónimo said...

não sei quem é, mas em todos os intervalos (duas horas e um quarto, portanto!) as personagens de uma novela que tu estás a fingir que não vês repetiram a interrogação/ exclamação até não poder mais...

e durmi a pensar nisso!

abraço

Anónimo said...

* obviamente, "dormi".

sim, porque eu não dou êrrus!

Anónimo said...

O que vale é que já ninguém acredita que estás a "finguir"... Aliás, desconfio que a mudança de blog se deveu a esse erro...

Anónimo said...

desconfias mal, meu caro amigo.

a mudança não tem nada a ver com isso, escreverei mal onde quer que seja.

moudou a merda, que a mosca é a mesma.

Anónimo said...

Quem fala assim não é gago...