quarta-feira, novembro 01, 2006

tinha um título muito giro pra isto mas escapou-se-me

estou a ter uma formação em gestão da qualidade em projectos.
a gestão da qualidade é, basicamente, a criação de mecanismos de controlo para cada um dos passos da realização de um produto ou outro qualquer projecto. depois cria-se um procedimento para regular os mecanismos de controlo. depois cria-se um relatório de gestão para os procedimentos anteriormente referidos e assim por diante até atirar toda esta burocracia ao ar e fazer a merda do produto às três pancadas, o mais rápido e com menos custos possível. é isto.
como se não bastasse esta formação ser eminentemente enriquecedora, o senhor formador revela uma eloquência digna de um treinador de futebol. deixa as frases a meio e termina-as em voz baixa, já olhando para o computador à sua frente.
não só três horas por dia completamente perdidas, mas muitos anos de vida que ficam dentro daquela sala e não voltarão mais.


de entre o que já aprendi, duas ou três coisitas a destacar:

1. o senhor engenheiro mostrou-me a luz e deu outro sentido à minha (até então) triste existência, quando nos revelou que o segredo da gestão é arranjar o qb de processos de modo a gerir as coisas.

2. em vez de actividades, ele diz átevidades

3. para cada passo de controlo efectua-se um ciclo pdca (plan-do-check-act), de modo a conferir a eficiência e garantir a qualidade do mesmo. à primeira vista isto parece fazer sentido, mas rapidamente se percebe que só resultará em países anglófonos.
traduzindo o ciclo para português será planear-executar-verificar-actuar. ou seja, o ciclo peva.

0 Comments: