quarta-feira, janeiro 10, 2007

waiting

uma das controvérsias da mui discutida tragicomédia em dois actos waiting for godot é precisamente a figura de godot. quem é? que relação tem com didi e gogo? que vem fazer? quando chega? a possibilidade de ser god(ot), enfim, um sem número de interrogações.
no entanto, a reflexão que mais interessa é a da espera. waiting for seria o meu nome para a obra. está-nos no sangue esperar. é talvez o vício mais castrador da sociedade e do indivíduo. e como bom vício, alia a destruição que provoca a um prazer hediondo. gostamos de esperar. passamos a vida à espera. esperamos que tudo se resolva, esperamos que o problema desapareça, esperamos que não nos chateiem, esperamos que o patrão não mande fazer nada, esperamos que o estado faça, esperamos em qualquer serviço público, esperamos que ela se decida, esperamos pelo autocarro, esperamos que passe, esperamos que o diabo nos carregue, esperamos que caronte nos leve, esperamos que fique tudo bem. e não fazemos nada.
quando godot chegar, os que estão à espera rapidamente encontrarão algo por que esperar outra vez. eles não estão à espera de godot. estão só à espera.
porque a malta gosta é de esperar. godot é só uma boa desculpa.

0 Comments: