sábado, junho 07, 2008

que dia é hoje?

é dia de parar com o patriotismo folclórico, daquele que esconde um nacionalismo (vómito, desculpem) tacanho e nada coerente, como o próprio mentor scolari ou o deco e o pepe o atestam, envolto num pedaço de pano e que apela a feitos heróicos em nome de uma nação. é dia de perceber que o amor ao pano não tem nada a ver com isto, apesar de alimentar uma certa operadora de telemóveis que nunca mais diz adeus e a melhor cerveja do mundo. é dia de esquecer as perseguições pseudo-jornalísticas e as revelações dos segredos pouco escondidos dos craques mimados. é dia de cagar para a nereida e para o real madrid, é dia de chamar nomes ao scolari se (quando) o paulo ferreira jogar de início ou se (quando) for o cristiano ronaldo a marcar o penalty. é que apesar do fogo de artifício que fazem girar à volta de um autocarro, isto no fundo é futebol. nem são feitos heróicos nem o pib diminui, nem é por uma bandeira nem pela glória dos que nasceram num pedaço de terra. para fanatismo e irracionalidade já temos o benfica. haja mais respeito por aquilo que um euro é. é que apesar do jorge ribeiro, isto é futebol. por isso, se não se importam, a cerveja está no frigorífico e agora pouco barulho que estou a ver a bola.

3 Comments:

nelio said...

pois. a república checa lá levou 3 pontinhos quase dados... e o jogo de portugal nunca mais começa... e a cerveja, pois, a cerveja também está geladinha por aqui... e por aí? dão o torneio todo em sinal aberto ou também há um glutão semelhante à sportv?

João Gaspar said...

há glutão, há. e as transmissões dos jogos dão sempre confusão. normalmente a coisa chega a tribunal e o tribunal decide onde dá o jogo. foi assim na liga e na champions. agora no euro dá um jogo por dia em sinal aberto. o da noite excepto hoje e quando joga a espanha à tarde. e depois dos grupos dão todos em aberto.

a ceska desiludiu-me, mas pode ser que tenha sido o efeito "jogo inaugural". o grupo é fraquíssimo, o que nem sempre ajuda portugal.

mas apesar do scolari e do paulo ferreira portugal limpa o grupo.

Patrícia said...

Assim, percebo...


(ando com uma neura muito, mas mesmo muito grande às custas do pseudo-patriotismo exacerbado dos últimos dias, em oposição ao costumeiro "tudo o que é português é mau, está tudo mal, mal, mal". O que vale é que daqui a poucos mais já toda a gente fala mal de Portugal outra vez... my god...)