quinta-feira, julho 10, 2008

más idéias

sempre escrevi idéia com acento e com a sensação (que vai minando, minando) de estar a cometer um erro. certo dia li que em português de portugal (expressão horrível) não há qualquer acento, mas que no brasil se grafava idéia, com o acento lá escarrapachado. apesar da latência da dúvida, um misto de preguiça, inércia e lascismo mental foi mantendo o erro. acabo de descobrir que o novo acordo ortográfico uniformiza a grafia das ideias e anula a acentuação. até hoje a minha posição sobre o acordo ortográfico era igual à do ferro rodrigues sobre o segredo de justiça: de cócoras. a partir de agora estou, obviamente, contra. têm em mim um ferveroso adepto da não assinatura, anulação e posterior queima (em local público) do novo acordo ortográfico. e quando me perguntarem a razão, responderei logicamente: porque me roubaram o acento à idéia.

4 Comments:

Anónimo said...

muito bom!
...
mas ninguém escreve ideia com acento...

Anónimo said...

pois não, ninguém.

pelos vistos só eu e 180 milhões de brasileiros.

(ou os 12 que sabem escrever, vá)

idadedapedra said...

e eu... mas não sei porquê, que raio de idéia!

Menina Limão said...

"até hoje a minha posição sobre o acordo ortográfico era igual à do ferro rodrigues sobre o segredo de justiça: de cócoras."

:DDDDDD