quarta-feira, março 11, 2009

atenção: pode conter spoilers.

confesso: gosto de cinema. reformulo: antes de adormecer, gosto de ver um filme. é normal que amiúde assista a muita película desinteressante e efémera. mas, de tempos em tempos, lá aparece um que me marca de uma forma especial. foi o caso do filme que vi ontem à noite e que passo a relatar. não me recordo do título. sou péssimo para títulos. há a acrescentar a isto o problema que as traduções dos títulos impõem a pessoas com a mínima dignidade. divago. deixemos essa problemática para outro dia e foquemo-nos no importante. a história. pedro paixão diz que «deus inventou o mundo porque gosta de histórias.» talvez seja mais correcto dizer: deus inventou o mundo porque eu gosto de histórias. são as histórias que me atraem num filme. por exemplo, mais do que a acção e as explosões, é a complexidade dramática que me apaixona. são as estruturas narrativas que me fascinam. é a luta contra o sistema e a ânsia de justiça e liberdade de um homem ostracizado, solitário e apaixonado que me comove nos dramas de william wallace, harvey milk ou john mcclane.

no filme que vi ontem, narrava-se com mestria a história de james. james é um homem apaixonado. james e michelle mantêm uma relação especial para a época (a acção do filme decorre na américa conservadora dos anos setenta). james, apesar dos constrangimentos subsequentes ao preconceito que a sociedade revela perante o homem moderno, não se inibe de mostrar o seu amor por michelle, sua companheira de longa data, várias vezes por dia e em diferentes divisões do seu minúsculo t1. james e michelle surgem aqui como uma personificação de uma classe média baixa, explorada e que, impossibilitada de se exprimir livremente na rua, o tem que fazer no recato do lar. o drama da exploração das mulheres por uma sociedade maioritariamente machista é-nos relatado de uma forma exímia pela personagem de michelle. mulher lutadora que, para garantir a sobrevivência, se vê obrigada a acumular diferentes profissões. michelle é cozinheira durante o dia e enfermeira à noite. ao fim de semana michelle é polícia, numa bonita metáfora premonitória da forma como as mulheres acabariam por integrar um mundo até então reservado aos homens. mas o drama de james não é apenas familiar. james é um operário da canalização que se revolta contra a exploração e subtracção de direitos que o sistema capitalista lhe impõe, e que, com o ímpeto subservivo dos resistentes, não abdica de lutar pelo direito à felicidade e prazer no trabalho. numa destas acções com um fundo metasindicalista, james é obrigado a fazer horas extraordinárias não remuneradas ao domicílio e acaba por se envolver com rebecca, uma atraente secretária a cujos encantos james se viria a render. james regressa mais tarde a casa de rebecca, já em horário de expediente (e dia de folga para ela), e acaba por se envolver de uma forma arrebatadora numa relação extraconjugal. nesta altura o drama interior de james intensifica-se. james é um homem dividido: amargurado pela possível reacção de michelle, mas preenchido no seu espírito aventureiro. é sempre claro que james sente algo por rebecca. james não é indiferente à forma carinhosa com que rebecca grita o seu nome, chegando mesmo a tratá-lo por jimmy. james é, todavia, um homem honesto e revela o seu segredo a michelle. michelle, muher corajosa desde o início, revela-nos mais uma vez uma mentalidade pouco habitual, novamente rompendo com os convénios sociais e não só aceita a relação de james com rebecca, como acaba por partilhar o seu afecto por rebecca, numa arrebatadora cena final que comoveria o charles bronson. é a enternecedora vitória da liberdade, a vitória do amor sobre todas as coisas. não sei se se nota, mas este foi um filme que me tocou muito.

9 Comments:

Cromossoma X said...

Eu juro que, um dia, irei virar lésbica. Para quem lê nas entrelinhas fica o sonho de qualquer homem. Porra pá, que são mesmo todos iguais...

(desculpa o desabafo, saiu aqui...tiveste azar)

nuno said...

2 miúdas e um copo?

silhouette said...

Escreve um livro, Beja. Eu compro!

João Gaspar said...

eh pá, o filme tocou-me mesmo muito. três vezes, ao todo.

AEnima said...

Acho que tens futuro como argumentista de filmes XXX. Podias criar a profissao contraria ao habitual de um livro fazer um filme... tu darias enredo por escrito aos filmes ja feitos. Olha que vasta obra te espera! :D

Anónimo said...

Acho que vi esse filme...


Aurea Mediocritas

ivan said...

vim aqui dizer que o peixeiro é um porco.
cheers

nuno said...

qué qu'eu fiz agora?

João Gaspar said...

já todos vimos este filme.