quarta-feira, maio 20, 2009

a vossa vida

não tenho a tua vida é das mais embirrantes expressões que a linguagem podia ter parido. sai-nos em tom de crítica para com essa mesma vida - a tua -, meio tom abaixo de desprezo e desconsideração. no fundo, esconde a mais pura das invejas. queríamos todos ter essa tua vida que não temos. a vida que já foi nossa (ou devia ser nossa) e não o é. passou. e passou-nos a ferros com que nos há-de matar. tivemos vida, noutra vida. e sobrou isto. fomos pequenos, ingénuos e, com alguma sorte, mais ou menos felizes (dependendo do grau de pureza). depois crescemos (ok, esqueçamos o antónio vitorino e a maria vieira) e sobrou isto. esta conversa de encher chouriços fumados faz-me lembrar um filme do altman (acho que é do altman) em que o marcello mastroianni (acho que é o marcello mastroianni) diz à sofia loren (acho que é a sofia loren): «nós eramos comunistas.» e a sofia loren responde: «tu eras comunista; eu tinha catorze anos.» dir-me-ão que tudo isto seria muito fácil de confirmar com meia pesquisa no google, mas eu não tenho a vossa vida.

7 Comments:

Jp said...

Eu algum dia escrevia como tu, mas não tenho a tua vida.

ivan said...

uma vénia...
ainda bem que não tens a minha vida!
(será que soou bem?)

Cactus Jack said...

muy bueno!

Maria Manias said...

adoro os teus posts :)

A mais nova said...

achas que vou ler um post tão grande? deves pensar que tenho a tua vida...

:)

**

João Gaspar said...

achas que escrevi um post tão grande? eu não tenho a minha vida.

João Gaspar said...

e só vos fica bem, o facto de não terem a minha vida.